O combate à dengue em Catanduva envolverá ações conjuntas entre a Prefeitura de Catanduva e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). A parceria já existente foi reforçada em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, dia 5.
O encontro contou com a presença do Secretário de Saúde, Ronaldo Gonçalves Junior, e da diretora regional da Sucen/Rio Preto, Sirle Scandar, e suas respectivas equipes de trabalho. Dentre as iniciativas, o grupo prepara um arrastão, que deve se estender pelos quatro cantos da cidade a partir da próxima segunda-feira, dia 9.
A expectativa é que o trabalho possa refletir em volume de vistorias, já que a proporção de pendências geradas por imóveis fechados, em que o morador não está em casa por motivos diversos, prejudica os trabalhos de inspeção. De acordo com levantamento da secretaria, atualmente esse índice é superior a 40%.
“As equipes serão orientadas sobre os procedimentos para que essa ação traga efeitos positivos. Além disso, vamos aproveitar a oportunidade, em contato com os moradores, para reforçar o alerta quanto aos perigos da dengue”, ressalta o secretário Ronaldo Gonçalves Junior.
O trabalho unirá forças entre agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e técnicos da Sucen. Eles devem intensificar os bloqueios para a eliminação de criadouros casa a casa. A estratégia deverá ser complementada com a nebulização costal, que já vem sendo executada de forma contínua e diária na cidade.
A orientação da Secretaria de Saúde é que o morador receba os funcionários em suas casas para vistoria. Os responsáveis devem manter residências e quintais limpos, eliminando materiais que possam acumular água. Quem não for encontrado em casa receberá uma notificação para agendar inspeção pelo telefone 3531-9200.
Fonte: Assessoria/Prefeitura